segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Preciso me encontrar

Porque esse encontro é para mim o mais precioso. Me perdi sim, muitas vezes tentando encontrar o tal amor utópico, as pessoas que só existem na fantasia, a famosa metade da laranja. Me perdi sem perceber que a minha outra metade é na realidade eu mesma, e o grande fato é que eu preciso me encontrar. Na verdade, todos precisam.
Acredito que o maior desafio da vida é o encontro consigo mesmo. Porque o caminho para este encontro é rodeado de tentações realmente tentadoras. E a pior delas é essa mania de perfeição que nos persegue, ou melhor dizer: que a gente insiste em perseguir.
Eu não sei quase nada da vida. Nem tenho tão pouco lições extraordinárias. Nem sei também qual é caminho mais eficaz para me encontrar, mas sei que o mais destruidor e traiçoeiro é sorrir quando se quer na verdade chorar.
Ah, sei também que o que mais nos aproxima de nós mesmos é a tal da aceitação. Aprender a se aceitar- com todas as letras, com todas as falhas e com todos os defeitos. Enxergar no espelho uma pessoa recheada de qualidades e defeitos, mas que as qualidades brilhem feito purpurina, por favor!
É preciso parar de nos lamentar pelas perdas que "adquirimos" ao decorrer da nossa existência. É necessário parar de nos culpar por toda nossa falta de ação ou excesso dela. Simplesmente é preciso parar, fechar os olhos e sentir. É preciso viver! Sem culpas pelos erros, somos humanos.
Para se encontrar não basta alcançar o amor-próprio, cruzar o Oceano Atlântico, ou desbravar novas terras. Para se encontrar é preciso primeiramente parar de ATUAR.

Por Bárbara Barros