terça-feira, 19 de março de 2013

Os ensinamentos do meu pai

Meu pai sempre me ensinava sobre as “coisas” da vida. Lembro-me bem dos seus incríveis ensinamentos, mas de todos eles, um me marcou mais. 
Ele dizia:
- Filha, ter dinheiro é realmente muito bom, mas como tudo o que é “palpável” e “volúvel” na vida, ele pode ser levado com o vento. Ou seja, você pode passar anos trabalhando e se dedicando para ser rica, mas de um dia pro outro esse dinheiro pode ser roubado. Infelizmente, o amor também é uma dessas coisas, embora ele seja maravilhoso e sublime as pessoas não são eternas. Você pode perder seus bens materiais, seu marido pode te deixar e seus amigos irem embora de repente.
Fiquei em choque. Com lágrimas nos olhos e um aperto imenso no coração comecei a pensar no meu futuro, me imaginei sozinha e no chão de uma rua imunda.
Logo depois, ele terminou a sua fala:
-Não se preocupe, existem coisas que nunca serão arrancadas de dentro de você. O conhecimento é a principal, ninguém vai arrancar de você os livros que leu, os aprendizados que teve em seus trabalhos mais difíceis, as madrugadas que você passou se dedicando à uma matéria na escola ou faculdade. Você vai perder fotografias com o tempo, vai perder as velhas cartas de amor, mas suas lembranças sempre estarão aí dentro. As melhores recordações nós guardamos debaixo de sete chaves: guardamos dentro do coração. O “palpável” é vulnerável e qualquer um pode roubar, mas o que mora dentro de você tá guardado e é para sempre. Por isso, preocupe-se mais com o seu interior do que com o seu exterior, porque maquiagem sai com água e as rugas vêm com o tempo, mas o seu interior alcança o inalcançável e conquista as coisas mais difíceis. Essência sim é importante.

Por Bárbara Barros